Qual quantidade certa de comida para a Ceia de Natal?

ceia Foto: Reprodução
Ceia de Natal Fonte: Reprodução
Ceia de Natal Fonte: Reprodução

Fim de ano com uma crise batendo na porta e a gente não pode desperdiçar certo? Economia é sempre bom para o nosso bolso e faz muito bem! Então vem comigo aprender como faz para calcular tudo certinho? Sem erro e te garanto que não vai sobrar aquele monte de comida na sua geladeira que todo mundo tem que ficar comendo por dias para não jogar fora, certo?

bloco-de-notas-e-caneta
bloco-de-notas-e-caneta

Para começar é sempre bom fazer uma lista com todos os convidados e confirmar a presença dos mesmos. É bom aí que você já mais ou menos saiba do gosto de cada um para facilitar sua vida.

Depois disso você precisa definir o cardápio do que será servido. Ceias tradicionais contam com entradas como saladas, maioneses, salpicão, patês, salgadinhos e petiscos. Além disso, 2 pratos principais que podem ser peru, chester, lombo, tender ou pernil. Acompanhamentos como arroz, massa e farofa (pelo menos 2) e a sobremesa que pode ser pavê, mousse, pudim, sorvete, bolo e docinhos. E não pode esquecer do Panetone e Chocotone!

Falando em sobremesa se você não sabe o que fazer confere essa AQUI que você vai amar!!

Para facilitar sua vida vou explicar direitinho aqui:

Salgadinhos Fonte: Reprodução
Salgadinhos Fonte: Reprodução

Para salgadinhos considera-se 6 unidades por pessoa. (Se quiser pode colocar uma margem de segurança mas lembra que tem mais comidas então capaz que mesmo com essa quantidade pode ser que sobre um pouquinho).

Arroz Foto: Reprodução
Arroz Foto: Reprodução

Quantidade de Arroz?

Para arroz branco considera-se 1 xícara de chá de arroz cozido por pessoa. Se o arroz tiver mais ingredientes (por exemplo o arroz a grega) considera-se 1 e 1/2 xícara de chá por pessoa.

Massas:

Normalmente vale a 150g de massa seca crua ou massa recheada crua por pessoa.

ceia Foto: Reprodução
ceia Foto: Reprodução


Para Carnes, Aves e Peixes:

Deve considerar a carne crua. Então Leitoa cerca de 200g a 300g por pessoa. Lombo 150g por pessoa, Pernil 200g (Lembrando que o pernil quando assado diminui o peso), Peixes 250g por pessoa, Peru 150g a 200g por pessoa, Tender 200g por pessoa (se for a única opção de carne) se não considerar 150g.

Para os Acompanhamentos

Farofa costuma ser 30g por pessoa. Vegetais 150g por pessoa.

Falando em Farofa, não sabe fazer? Então clica AQUI para aprender!!

Mesa Sobremesa Ceia Natal Fonte: Reprodução
Mesa Sobremesa Ceia Natal Fonte: Reprodução

Sobremesas:

Doces cremosos como mousses, pudins e pavês considerar 120g por pessoa. Sorvetes 150g e Panetone 150g.

Se você quer aprender a fazer Panetone e Chocotone Caseiro clica AQUI para aprender

É isso! Espero que vocês tenham gostado! Se você gostou ou tem alguma dúvida comenta aqui que eu vou adorar te ajudar tá bom? Um Super Beijo e até a próxima.


Deixe uma resposta

Propaganda

Quem escreve ?

clauzinhando Maria Claudia, mas pode chamar de Clau! Tenho 25 anos, sou Nutri de profissão e blogueira/youtuber por amor e opção!! Do interior de São Paulo (Campinas) para o mundo rs.. adora comer (principalmente doces) e compartilhar com vocês dicas do dia a dia, de casa, de comida e tudo mais! Espero que gostem <3

Instagram

  • Google +